comentários:
De João Felgar a 30 de Agosto de 2022 às 22:27
O Brasil é independente desde 1822, tem provas dessa afirmação, tão categórica ?

Eu vou deixar aqui um registo de 1867, e como também, posso provar que o Sr. Pedro II paga imposto à Fazenda do Reino de Portugal e outras situações como o Brasil em 1836 perdeu o título de Reino e passou a Província de Portugal.

Acho que as pessoas, falam de cor e atiram postas para o ar.

pagina 217.

IMPERIO. -- Eu 10 DE JILIO DE 1867 do Director do Archivo Publico.-Remette a Bulla, que se transcreve, do Papa Bento XIV de 7 das Kalendas de Maio de 1746, sobre alterações nos limites das Dioceses do Brasil.

6. Secção. Rio de Janeiro. Ministerio dos Negocios do Imperio em 10 de Julho de 1867.

Remetto a V.S., para ser guardada no Archivo Publico, a inclusa Bulla do Santissimo Padre Bento XIV, datada de 7 das Kalendas de Maio de 1746, sobre alterações nos limites das Dioceses no Brasil.

Deus Guarde a V. S.- José Joaquim Formales Torres. Sr. Director do Archivo Publico.

Balla do Papa Bento XIV, de 25 de Abril de 1816, a que se refere este Aviso, remettida ao Ministerio do Imperio pelo Enviado Extraordinario e Ministro Plenipotenciario do Brasil em Lisboa, com officio se 11 de Junho de 1867.

D. Luiz por graça de Deus, Rei de Portugal + dos Algarves, elc. Faço saber que, havendo-me requerido João Pereira de Andrada que no real archivo da Torre do Tombo se lhe passasse por certidão o teor da Bulla do Santissimo Padre Bento XIV, -Significavit nobis nuper-do anno da Encarnação de 1746, a 7 das Kalendas de Maio (25 de Abril) sexto do Pontificado do mencionado Santissimo Padre, pela qual foi concedido a El-Rei o Sr. Dom João V, e a seus successores, faculdade para determinar os novos limites das parochias do arcebispado da Bahia, bispados e prelazias da America; e obtendo despacho do Guarda-mór do dito archivo na data do dia 27 do mez de Maio do anno de 1867, em seu cumprimento se buscarão os massos respectivos, e no masso 55 de Bullas, n.° 3, foi achada a dita Bulla, do teor seguinte:

Benedictus, Episcopus, Servus, Servorum Dei.Ad perpetuam rei memoriam. - Significavit nobis nuper per suas litteras, charissimus in Christo Filius noster, Joannes hoc nomine , Portugalia et

DRCISÕES DE 1867.

O Brasil sempre fez parte de Portugal, ficou independente em 1889

João Felgar
De Isabel A. Ferreira a 31 de Agosto de 2022 às 15:28
Primeiro, gostaria de saber quem é o senhor João Felgar.

Segundo: do que aqui o senhor João Felgar pretendeu registar só diz de que NÃO estudou a História do Brasil por livros de História, assentes em factos históricos e documentos históricos.

O que o senhor João Felgar aqui apresentou não leva à conclusão de que o Brasil sempre fez parte de Portugal e ficou independente em 1889. Onde foi buscar tal feito?
Penso que deve rever as suas fontes e não ir atrás de historietas, que nada têm a ver com HISTÓRIA.

No dia 07 de Setembro de 1822, o Príncipe Dom Pedro proclama a independência do Brasil, nas margens do Rio Ipiranga, e separa-se de Portugal. A independência do Brasil viria a ser reconhecida por Portugal em 1825. Ponto final.

E esta é que é a HISTÓRIA, que o senhor João Felgar, por motivos que desconheço, pretende negar. Poderia deixar aqui Bibliografia fidedigna e suficiente para provar os FACTOS HISTÓRICOS. Mas seria perder o meu tempo. Recomendo que vá a uma BOA Biblioteca, e procure as obras de historiadores SÉRIOS, que falam da verdadeira História do Brasil, se é que está interessado em conhecer, a fundo, os FACTOS.

E já agora: quem é o Sr. Pedro II

Comentar post