Há anos que ando a dizer isto neste Blogue.
É tão óbvio, tão óbvio que isto aconteça, que não é preciso ser linguista para o saber.
O facto será consumado, quando a Língua Portuguesa estiver à beira do abismo. Sempre o disse, deste modo.
Quero ver se o Governo Português e o novo Presidente da República [porque o que lá está actualmente nada fará, se tivesse de fazer já o teria feito!] terão a hombridade de anular o AO90 e devolver a Portugal a sua Língua Portuguesa.
É o mínimo que se espera de quem diz governar Portugal.
Transcrição do conteúdo da imagem. Os excertos em parêntesis rectos e a negrito são da responsabilidade da autora deste Blogue.
***
Linguistas defendem que o idioma falado no Brasil já é tão único que merece um novo nome.
[Eu não sou linguista, sou apenas uma estudiosa da Língua, mas não é preciso ser-se linguista para chegar a esta conclusão, basta ter alguns estudos e saber raciocinar].
O português falado no Brasil [esse Português já NÃO é Português] poderá, num futuro próximo, [e que seja bem próximo] ser oficialmente reconhecido como uma nova língua: o brasileiro. A proposta, avançada por linguistas e académicos, parte da constatação de que a variante brasileira já se afastou significativamente do português europeu - tanto na pronúncia como no vocabulário e na gramática.
De acordo com o «Diário do Comércio”, o português do Brasil desenvolveu-se de forma autónoma, influenciado por mais de mil línguas indígenas e várias língua africanas. O artigo diz, entre várias outras considerações, que «Desde a independência do Brasil, em 1822, o país tem acumulado o que os estudiosos chamam de brasileirismos – expressões, vocabulário e construções gramaticais próprias».
Expressões como “cafuné” ou “fofoca”, entre muitas outras, são exemplos de termos inexistentes no português de Portugal , bem como estruturas frásicas, resultantes dessas influências culturais.
Embora alguns especialistas se mantenham céticos. Há quem defenda que o brasileiro poderá ser reconhecido como uma língua.
[Há bastante tempo que sou uma das que defende que a Língua Brasileira irá ser reconhecida como Língua oficial do Brasil. Os meus leitores mais assíduos e que me acompanham desde o início sabem que sempre defendi esta teoria, que é o percurso natural de todos os dialectos. A Língua Portuguesa é um exemplo desse percurso, e o dialecto brasileiro não será diferente…]
***
Fonte:
. Depois da reflexão que aq...
. «O acordo ortográfico e a...
. Hino de Portugal cantado,...
. Respondendo a uma questão...
. Em defesa da Ortografia (...
. «Brasil pode dizer adeus ...
. Ao cuidado dos comentador...
. «Geopolítica ortográfica»...
. Dr. Luís Montenegro, prim...