comentários:
De Paulo Martins a 29 de Julho de 2019 às 11:41
Bom dia.

Obrigado pelo post. Fui apanhado de surpresa por esta notícia. Assim sendo, isto levanta várias questões que exigem resposta clara por parte das autoridades portuguesas.

Se Cabo Verde adoptar o "krioulo" como língua oficial, continuará a ter estatuto de PALOP?

No que concerne ao inenarrável IILP (http://iilp.cplp.org/), e restante "estrutura linguística" da também inenarrável CPLP, continuará a ter sede em Cabo Verde? Se sim, que sentido faz?

Na prática o IILP deveria chamar-se IILB (Instituto Internacional da Língua Brasileira). Já agora, os contribuintes portugueses continuarão a sustentar com milhões de euros anualmente este país insular, numa época em que Portugal sofre tantas carências a nível educativo e de saúde?

Exigirão oficialmente as autoridades portuguesas a desvinculação formal de Cabo Verde do tratado de acordo ortográfico, ou fica tudo bem assim como está? O AO90 é também ele uma enorme ilegalidade que assenta em pressupostos ilusórios e ilegais.

Parece que a lusofonia se está a desintegrar, mas o governo e o PR Marcelo "das selfies" fingem que não sabem e persistem teimosamente em manter o AO90, que tão lesivo é para Portugal e a Língua Portuguesa. Enfim, insistem em manter esta lusofábula.
De Isabel A. Ferreira a 29 de Julho de 2019 às 12:12
Paulo Martins, agradeço o seu excelente comentário, que vem ao encontro do que milhares de Portugueses pensam, eu incluída.

Na realidade, devemos EXIGIR aos governantes uma resposta clara, a este respeito.

E os governantes têm o DEVER de nos dar essa resposta.

Há muita coisa por esclarecer. E o PR cala-se, porque o tal Kaiser, que é o guardião-mor do AO90 e da negociata obscura que está por trás disto tudo, o manda estar calado. E ele, subservientemente, cala-se.
De F. SILVA a 29 de Julho de 2019 às 14:55
Sr Paulo Martins,

Cabo-Verde, já adoptou o CRIOULO CABO-VERDIANO , em 2017, como língua oficial , tendo por conseguinte rejeitado a língua portuguesa e considera-a por conseguinte uma língua estrangeira. Basta fazer uma pesquisa, sobre este assunto, com qualquer motor de busca. Sugiro também que dê uma vista, em vários artigos deste blog sobre este e muitos outros assuntos :https://olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt/search?q=MPLP&Submit=OK
De Isabel A. Ferreira a 29 de Julho de 2019 às 15:26
Obrigada pelo seu testemunho, F. Silva.

Na realidade, nesta questão de Cabo Verde, não há SES, há factos consumados.

Daí que seja primordial questionar o governo português e exigir explicações, incluindo o presidente Marcelo, que inacreditavelmente está a violar a Constituição da República Portuguesa, e parece que ninguém repara.

O que também andará a esconder Marcelo Rebelo de Sousa, para alinhar com a inconstitucionalidade e ILEGALIDADE do acordo ortográfico de 1990?

Comentar post