De Paulo Martins a 29 de Julho de 2019 às 11:41
Bom dia.

Obrigado pelo post. Fui apanhado de surpresa por esta notícia. Assim sendo, isto levanta várias questões que exigem resposta clara por parte das autoridades portuguesas.

Se Cabo Verde adoptar o "krioulo" como língua oficial, continuará a ter estatuto de PALOP?

No que concerne ao inenarrável IILP (http://iilp.cplp.org/), e restante "estrutura linguística" da também inenarrável CPLP, continuará a ter sede em Cabo Verde? Se sim, que sentido faz?

Na prática o IILP deveria chamar-se IILB (Instituto Internacional da Língua Brasileira). Já agora, os contribuintes portugueses continuarão a sustentar com milhões de euros anualmente este país insular, numa época em que Portugal sofre tantas carências a nível educativo e de saúde?

Exigirão oficialmente as autoridades portuguesas a desvinculação formal de Cabo Verde do tratado de acordo ortográfico, ou fica tudo bem assim como está? O AO90 é também ele uma enorme ilegalidade que assenta em pressupostos ilusórios e ilegais.

Parece que a lusofonia se está a desintegrar, mas o governo e o PR Marcelo "das selfies" fingem que não sabem e persistem teimosamente em manter o AO90, que tão lesivo é para Portugal e a Língua Portuguesa. Enfim, insistem em manter esta lusofábula.
De F. SILVA a 29 de Julho de 2019 às 14:55
Sr Paulo Martins,

Cabo-Verde, já adoptou o CRIOULO CABO-VERDIANO , em 2017, como língua oficial , tendo por conseguinte rejeitado a língua portuguesa e considera-a por conseguinte uma língua estrangeira. Basta fazer uma pesquisa, sobre este assunto, com qualquer motor de busca. Sugiro também que dê uma vista, em vários artigos deste blog sobre este e muitos outros assuntos :https://olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt/search?q=MPLP&Submit=OK
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.