Querem saber por que os acordistas escrevem Ministério dos Negócios Estrangeiros com letra maiúscula, e o nome dos meses do ano - janeiro, fevereiro, março… e o das estações do ano primavera, verão… - com letra minúscula? Porque no Brasil escreve-se o nome dos ministérios com letra maiúscula e o nome dos meses do ano e o das estações do ano em minúsculas.
Só por isso.
(Origem da Imagem: Internet)
Em Bom Português, o nome dos meses do ano, quase todos derivados de nomes de deuses e deusas e imperadores, escreve-se com letra maiúscula:
Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro Dezembro.
O nome das estações do ano também se escreve com letra maiúscula, em Bom Português:
Primavera, Verão, Outono, Inverno.
E os dias da semana escrevem-se com letra minúscula:
segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado, domingo.
***
Por que motivo Portugal, sendo um país livre e europeu, tem de se ajoelhar perante o Brasil, no que respeita às regras gramaticais, que regem a nossa Língua Oficial (a Língua Portuguesa), e as quais o Brasil nunca respeitou, mas, curiosamente, os restantes países lusófonos sempre respeitaram?
Também não temos, em questão da Língua (ou em qualquer outra questão) de seguir as “modas” dos países estrangeiros, porque os países estrangeiros jamais seguiriam ou seguirão as “modas” portuguesas. Qualquer moda, muito menos a "moda" da linguagem.
Por quê tanta subserviência às modas estrangeiras, numa matéria que só aos Portugueses diz respeito, e que é um dos símbolos maiores da identidade portuguesa? O que nos distingue dos demais povos – a Língua, a Portuguesa, claro!
Aqui há um gato escondido, que deixou o rabo de fora. E nós, que não somos parvos e temos olhos de ver, já detectámos esse rabo, há muito…
Sacrifica-se uma Língua íntegra, graciosa, estruturada com primor, com cabeça, tronco e membros, cortando-se-lhe a raiz, a cabeça e os membros, desfigurando-a, transformando-a num patati infantil, desestruturado, mutilado, desgracioso, inestético, apenas porque uns poucos inhenhos assim o querem? Por dinheiro? Por poder? Por manigâncias? Por teimosia? Por falta de espinha dorsal? Ou por uma coisa pior, que eu cá sei?
Não, não permitiremos que a nossa Língua seja enxovalhada e desfigurada apenas por capricho de uns poucos ignorantes.
Isabel A. Ferreira
. Sobre o AO90: como não te...
. Nunca é demais recordar o...
. Considerações ao redor da...
. Na Conferência do 35.º an...
. «Já há um grupo de trabal...
. Por falar em Moção de Cen...
. Tenho de começar a aprend...