comentários:
De Profª História a 1 de Dezembro de 2022 às 16:20
Muito obrigada pela sua resposta. É muito esclarecedora, mas os acordistas continuarão a fazer ouvidos de mercador e a tapar os olhos, ou seja, continuarão ignorantes julgando que estão a fazer boa figura. Ainda ontem numa aula do 8ºano escrevi a palavra "objeCtivos" no quadro e um aluno brasileiro, que é novo na escola, perguntou por que razão escrevi objeCtivos e não objetivos. Todos os alunos lhe responderam: "A stôra escreve sem acordo ortográfico". Eu não obrigo os meus alunos a escreverem sem acordo, mas faço questão que todos saibam por que razão escrevo de forma diferente. Isabel, continue com este blog pois os seus textos e debates à volta dos temas que aqui lança são extremamente enriquecedores.
De Isabel A. Ferreira a 1 de Dezembro de 2022 às 17:16
Bem-haja, Professora de História!

Gosto quando encontro no meu caminho, ainda que à distância, alguém que tem a coragem de NÃO ser servilista, num país de servilistas, e que PENSA pela própria cabeça, e EXERCE a sua profissão com a hombridade que se espera de um VERDADEIRO professor - aquele transmite SABER aos seus alunos - e NÃO aquele que os ENGANA, obrigando-os, ilegalmente, a grafar à moda de uma VARIANTE da própria Língua Materna, o que juridicamente configura um crime de lesa-infância, por violar a Constituição da República Portuguesa. É preciso que os professores tenham esta consciência.

Os alunos vão para as escolas para APRENDEREM, não para seguirem políticas obtusas, de políticos ignorantes que, por meio de chantagem (processos disciplinares) metem medo aos professores.

Mas os professores têm um trunfo: quando lhes dizem que “são obrigados a seguir o AO90”, os professores devem imediatamente pedir que lhes mostrem a LEI que os obriga a tal tragédia. A RCM 8/2011 do tempo de Sócrates, NÃO tem qualquer força de Lei ou de Decreto-Lei, pois é apenas um DESPACHO NORMATIVO AUTÓNOMO, e nem sequer se trata de um Regulamento. Só uma LEI obrigaria a aplicar o AO90. E essa lei NÃO existe.

Agradeço as suas palavras, e espero que o meu Blogue continue a servir de farol para os que andam perdidos no CAOS que, desde 2012, os sucessivos ministros da (des)Educação, vilmente, criaram no Ensino Escolar.

Comentar post