Foi preciso vir uma cidadã portuguesa, do outro lado do mundo (Sidney, Austrália) dar ALENTO ao APELO, que já foi enviado, em duas vias, a Marcelo Rebelo de Sousa, no sentido da defesa da Língua Portuguesa, conforme definida no n.º 3, do artigo 11.º da Constituição da República Portuguesa, propagando-o no seu canal do YouTube.
Quero, publicamente, deixar a Cátia Cassiano, tradutora na Updated Words (Translater Inside) e subscritora do nosso APELO, o meu muito, muito, muito obrigada.
Este seu vídeo deixa os acordistas simplesmente SEM hipótese alguma de contra-argumentar.
Cátia Cassiano em 25 minutos, num EXCELENTE discurso anti-AO e pró-Língua Portuguesa, disse todas as verdades, que devem ser ditas alto e em bom som, de ummodo claro, sem precisar de fazer desenhos para os que NÃO conseguem ver o que só as pessoas lúcidas conseguem, as quais têm propagado por aí, até à exaustão, essas verdades, sem, contudo, conseguirem que os nossos políticos vejam, ouçam e se pronunciem sobre esta matéria, que já é chacota no mundo.
Não saberão eles que o estudo da Língua Portuguesa está a ser BANIDO de muitas escolas, simplesmente porque já NÃO é Portuguesa?
Tenho para publicar o que outros portugueses, em Londres, no Canadá, na Dinamarca, enfim, onde há comunidades portuguesas têm a dizer da triste figura que Portugal anda a fazer no mundo, porque os seus governantes descartaram a Língua Portuguesa, para dar voz a uma VARIANTE.
E é como diz a Cátia Cassiano no seu vídeo: alguma vez o Rei Charles III ousaria falar publicamente usando uma das Variantes da Língua Inglesa, da Commonwealth? Of course not. Never.
Peço que ouçam com muita atenção, e até ao fim, o que a Cátia Cassiano diz ao mundo, sobre este que poderá ser o mais VERGONHOSO LEGADO que os órgãos representativos da República Portuguesa (Executivo, Legislativo e Judicial) e o actual Chefe de Estado de Portugal, deixarão aos vindouros, se NÃO recuarem neste gravíssimo erro que estão a cometer.
Esta publicação será enviada ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, com mais 36 nomes de subscritores, que já perfazem 230.
As subscrições continuam em aberto.
O que é preciso fazer?
Apenas enviar o nome e a profissão para o e-mail deste Blogue:
isabelferreira@net.sapo.pt
***
NestaEdição Especial do Translator Insider, venho fazer um apelo a todos os cidadãos portugueses, que tal como eu, se sentem revoltados com o actual estado da Língua Portuguesa. Não podemos baixar os braços e deixar que um grupo de políticos destrua a cultura e identidade de Portugal e destruindo também a diversidade cultural e linguística desta língua. Junte-se a nós!
Muitos já disseram e escreveram muita coisa sobre o acordo abortográfico de 1990. Mas, neste vídeo, está a súmula de tudo o que é preciso dizer sobre isto.
Este vídeo é para partilhar ao máximo, e é para "gostar" também ao máximo.
Em relação ao Apelo por si iniciado, existe alguma petição pública que ainda esteja de pé? Encontrei no sítio do Parlamento um «Pela realização de UM REFERENDO sobre o “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”» que ainda me parece activo, mas disso não tenho a certeza. Uma outra questão é o qual viável pode ser o apelo da Dra. Isabel. Não estando aqui a colocar a muito necessária e honrosa iniciativa em causa, há sempre a dúvida do quão credível esta poderá ser e qual o seu peso comparado com petições.
Jorge Miguel, agradeço o seu comentário, porque vai dar-me oportunidade de pôr uns pontinhos nos respectivos is.
PRIMEIRO: eu NÃO iniciei um Apelo. Eu lancei um repto aos Portugueses Pensantes, aos Portugueses que têm espinha dorsal, aos Portugueses que já estão fartos da prepotência e da ignorância dos nossos políticos, para que fizéssemos um APELO ao Presidente da República, fundamentado por um jurista, que tem um precioso trabalho publicado, sobre a ILEGALIDADE e a INCONSTITUCIONALIDADE do AO90, para que ele, Presidente, intervenha como é do seu DEVER, no sentido da Defesa da Língua Portuguesa, tal como esta nos surge definida no n.º 3, do artigo 11.º da Constituição da República Portuguesa. O APELO já tem 230 subscritores, das mais variadas profissões. E as subscrições continuam abertas, sem data para terminar.
SEGUNDO: não existe nenhuma petição pública, até porque, as petições públicas, nesta nossa “democracia”, que só é “democracia” no nome, vão todas parar aos caixotes do lixo, da Assembleia da República. Recordo-lhe o que aconteceu com a Iniciativa Legislativa do Cidadão contra o Acordo Ortográfico (ILC-AO) com milhares de assinaturas, que foi completamente desconsiderada e INSULTADA com a indiferença dos parlamentares.
TERCEIRO: a petição para a realização de um REFERENDO, que ainda está activa, é de quem NÃO conhece a realidade portuguesa. Nas eleições e nos referendos quem ganha? Ganha a abstenção. E QUEM ganha COM a abstenção: o “statu quo”. Fazer um referendo ao AO90 é dar um tiro no pé. Uma estupidez crassa, porque a maioria do eleitorado português é pouco instruída. E as perguntas dos referendos são feitas de tal forma, que qualquer um cai na ARMADILHA, e vota no que mais CONVÉM aos governantes, e NÃO a Portugal. Portanto, referendos e petições são cartas fora do baralho.
QUARTO: e agora vem a parte mais insólita do seu comentário: quão viável ou quão credível poderá ser o APELO cívico de um Grupo de Cidadãos Portugueses Pensantes, descontentes com o rumo que o Presidente da República está a dar à Língua Portuguesa, consignada na Constituição da República Portuguesa, e que ele DEVIA defender e NÃO defende?
Quanto ao VIÁVEL, tudo dependerá de Marcelo Rebelo de Sousa, enquanto presidente da República, mas também enquanto académico e cidadão, ESCOLHER deixar à posteridade, como SEU LEGADO, a reposição da Língua Portuguesa, a nossa Língua, aquela que fixa o Pensamento de um Povo, escrita e falada escorreitamente, com elegância visual, com beleza, com estilo, seguindo o exemplo dos nossos Grandes Clássicos, antigos e modernos, atrás já referidos, para que a nossa Língua, a nossa Cultura e a nossa História, de quase nove séculos, não se percam nas brumas do tempo.
Quanto ao CREDÍVEL, o APELO ao PR tem a CREDIBILIDADE que lhe confere a IDONEIDADE, a LUCIDEZ, a HONESTIDADE, a VISÃO RACIONAL, a BOA-FÉ dos Portugueses Pensantes que o subscreveram, porque SÃO Portugueses, e NÃO, apátridas.
QUINTO: «... há sempre a dúvida do quão credível esta poderá ser e qual o seu peso comparado com petições», uma frase descabida, pois como já referi, uma petição em Portugal vale ZERO. Um APELO ao PR pode vir a valer ZERO, mas é pouco provável que venha a valer ZERO, a não ser que Marcelo Rebelo de Sousa tenha na manga um BOM trunfo que não seja a TRETA dos “milhões” (porque não passa de uma treta, todos sabemos) para justificar ao injustificável, ou seja, substituir a grafia portuguesa, pela grafia de uma VARIANTE do Português.
Finalmente, quero dizer-lhe que o mundo NUNCA avançou com aqueles que duvidam diante dos dois caminhos que os levam, um, à VERDADE, outro, à MENTIRA, e optam pelo caminho da MENTIRA.
Obrigado pela explicação. Com a feira do livro já quase ao virar da esquina, haverá uma excelente oportunidade para a VERDADE ser revelada para muitos mais futuros lutadores contra o AO (e, quem sabe, os últimos, quiçá a demanda termine e a nossa tão única Língua retome ao seu devido trono).
Jorge Miguel, eu estou a dar o MEU contributo, com grande sacrifício, pois abdiquei do que mais gosto de fazer: escrever contos, poesia, histórias para crianças, entre outras literaturas, interrompi a minha carreira literária (tenho nove livros publicados) para que os meus netos e todos os outros netos NÃO sejam os analfabetos funcionais do futuro, que é o que os espera, ao usarem o “Patoá dos Tugas”, que nada tem a ver com a Cultura Linguística Portuguesa.
Cabe aos que andam por aí sempre a dizer que são contra o AO90, mas não passam disso, FAZER TAMBÉM a parte deles.
A autora deste Blogue não adopta o “Acordo Ortográfico de 1990”, por recusar ser cúmplice de uma fraude comprovada.
. «Português de Facto» - Facebook
Uma página onde podem encontrar sugestões de livros em Português correCto, permanentemente aCtualizada.
https://www.facebook.com/portuguesdefacto
.Contacto
isabelferreira@net.sapo.pt
. Comentários
1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.
2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".
3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.
Agradeço a todos os que difundem os meus artigos que indiquem a fonte e os links dos mesmos.
.ACORDO ZERO
ACORDO ZERO é uma iniciativa independente de incentivo à rejeição do Acordo Ortográfico de 1990, alojada no Facebook.
Eu aderi ao ACORDO ZERO.
Sugiro que também adiram.