De Gaiva a 30 de Maio de 2023 às 16:16
Que depressa se desfaça este aborto, pois considero dum grande desrespeito à cultura e desinteresse em promovê-la livros de grandes autores portugueses, como Raúl Brandão, José Saramago (apesar da sua posição), Fernando Pessoa, Aquilino Ribeiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Lobo Antunes, entre muitas outras personalidades, estarem condicionados pura e simplesmente ao AO90... Como é possível monopolizar-se a cultura, como se dum objecto se tratasse, impondo-lhe condições?
Outra coisa que me entristece é, mais uma vez, o desinteresse pela divulgação da nossa cultura. Autores antigos, mas de grande renome - como o é Vitorino Nemésio -, estão quase extintos da conhecimento geral, sendo poucas as obras disponíveis em livrarias "normais", em vez de em feiras ou alfarrabistas - para não falar que uma parte dos exemplares que existem nas livrarias está abortizada.
E triste, sim, Gaiva, ver os nossos grandes autores a desaparecerem dos escaparates das livrarias.
Os mais recentes estão a ser acordizados insultuosamente, e a política é fazer desaparecer das livrarias os nossos bons autores, para os substituírem pelos servos do AO90.
As Feiras do Livro, para mim, já não são santuários, mas morgues. Eu já nem lá ponho os pés, para não me incomodar e ter vontade de mandar para Marte os predadores da Língua Portuguesa.
Comentar post