Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018

«São contra o novo Acordo Ortográfico?» Então leiam este texto e ficarão ainda mais contra...

 

Quando acabarem de ler texto, ponham mãos à obra e lutem contra a destruição da NOSSA Língua Portuguesa.

 

Não permitam que nos façam passar por parvos!

 

Tinha o texto, que abaixo transcrevo, da autoria de Amadeu Mata, entre muitos outros textos que me vão chegando, a modos que esquecido.  

 

Este é um texto que reduz o AO90, os acordistas e os seus apoiantes, a ZERO.

 

Muito bom. Não deixem de o ler.

 

Isabel A. Ferreira

 

NEGADA.jpg

 

Por Amadeu Mata

 

«A Língua Materna agradece!»

 

«Para quem acha que o Acordo é bom, ficam aqui algumas razões:

 

1 - É apenas o 1º de mais acordos que se seguirão, já se diz até que este será insignificante. Se prosseguir, outros virão. O que virá nos próximos? Se falam e escrevem "tu quer" e nós “tu queres”, um dia falaremos igual. Entre outras coisas lol.

 

2 - O "C" de Directo serve para algo. Para os Brasileiros é mudo. Eles acentuam todas as sílabas como os Espanhóis.

Nós não precisamos de ter o "C" para nos dizer que "directo" é lido como "diréto", senão seria como coreto ("corêto"), cloreto ("clorêto"), luneta ("lunêta"), não dizemos "lunéta" nem "cloréto" nem "coréto" não é? Vamos ler "direto" como? "dirêto"?

Enfim, o "C" serve para algo cá, no Brasil não, mas cá serve.

Ou sem o “P” em Baptismo ficar “bâtismo” como “batida” já que é o “P” que abre a vogal? Será melhor em vez desta regra do “C” e “P” dizermos antes às crianças e estrangeiros que têm de decorar uma lista de centenas de palavras de excepção onde se deve ler “Á” sem ter o “P” ou “C”, etc, ou mais fácil ensinar a regra do “P” e “C”?

 

3 - Vai ser bonito falarmos Egipto com o P e lermos Egito sem o P. Como as crianças aprendem o que é Egipto na escola e não em casa (não andamos a falar no Egipto a crianças de 3 ou 4 anos), irão aprender a falá-lo e escrever como "Egito" sem "P", mesmo que os pais falem com "P" (eu falo o “P” em Egipto, por acaso). Prova de que a escrita alterará a fonética. Depois as criancinhas ao escrever Egipto sem o “p”, irão adivinhar que o habitante local é Egípcio e não Egício.

 

4 - Vamos ensinar um Inglês como? Dizer-lhe «olhe, você aqui lê EGITO mas NESTE CASO específico, fale "EGIPTO" finja que existe lá um "P" imaginário, finja que é como o "EGYPT" do seu país, mas escreva só "EGITO" não tente perceber, o Português é assim! E olhe há egípcios, egiptólogos, tudo tem P, mas em Egipto é EGITO, sem "P"!» - É isto que vamos dizer ao ensinar Português? Obrigá-los a decorar palavras de “excepção à regra”?

 

5 - E que mal tem "pêlo" ter o acento? É mais bonito escrever: "agarrar o cão pelo pelo"?...

 

6 - Não há qualquer desvantagem em existir Português-PT e o dialecto-BR, como há Inglês diferente em UK e USA (doughnut e donut), como com o Espanhol onde "coche" na Espanha será "carro" na América do Sul, etc.. Cá só há desvantagens e custos com o Acordo. Seremos os únicos ex-colonizadores a escrever e falar como a colónia (por algum motivo obscuro). Não nos entendemos assim? Só pouparíamos dinheiro e neurónios.

 

7 - Peçam a um Brasileiro para dizer "Peniche".

Ao falar, notem a palavra que sai, ao tentarem imitar. O Português - PT tem muito mais riqueza fonética e linguística do que o dialecto - BR.

Aprendemos facilmente o dialecto - BR e eles não aprendem facilmente o Português – PT, falta-lhes a prática no range maior de sons da língua portuguesa. Há quem diga que somos os melhores a aprender línguas e sotaques no mundo devido à riqueza da nossa língua.

Vamos aproximar-nos do dialecto - BR porquê?

 

8 - Corretora Oanda, movimenta triliões, é a maior corretora cambial do mundo, traduziu os seus manuais para Português -PT. Isso mesmo, nada de Acordo, nada de dialecto -BR.

Português-PT.

Vamos nós andar a alterar o Português e mostrar-lhes que afinal fizeram a escolha errada? Entre muitas outras empresas.

 

9 - Querem que os livros escolares de 2012/13 sejam já com o novo acordo. As crianças serão ensinadas neste primeiro passo a ler e escrever de forma diferente.

Será assim opcional a mudança como nos querem fazer querer.

A mudança é obrigatória, é imposta nas escolas, já está nos media, etc.

Não podemos escolher continuar como estamos porque daqui a uns anos será mesmo errado.

Os Brasileiros cortam "C" e "P" e podem ler da mesma forma, nós não! Esqueçam a dupla grafia.

O que fazer com a palavra recepção.

Se o “p” desaparece fica receção. O que fazer depois com a palavra recessão, que tem outro significado e que se lê exactamente da mesma forma?

 

10 - O que é que o povo mandou? Inquéritos em que 65% das pessoas rejeitaram o acordo, umas 30% não sabem o que é, e o resto diz que sim? E que salvo erro umas 28 em 30 universidades e editoras consultadas disseram que não? Além de muitos linguistas? Porque é que é aprovado o acordo contra a vontade do próprio povo? Mesmo uma petição com 120.000 assinaturas foi apresentada a 50 deputados dos quais 49 faltaram e uma apareceu e ignorou. Para ir mesmo à Assembleia, só com uma ILC!

 

11 - Os Portugueses devem estar mesmo no fundo. A falar do glorioso povo do passado e ninguém quer saber da língua. Os Espanhóis nunca aceitariam um acordo destes para os obrigar a falar como os Argentinos! Os Bascos, são apenas uns 100.000 ou 200.000 a falar Basco, nunca desistiram até ao fim e agora têm até a língua Basca como oficial no seu pequeno "país". Só o Português é que deixa andar e desleixa a língua e deixa que outros façam o que querem dela...

 

12 - Estamos nós a defender letras como "C" em Directo que realmente são úteis, têm a sua função, e lá fora há línguas que mantêm letras que dizem ser desnecessárias, como "Dupond" ou "Dupont" em Francês o T permanece só porque não é lido, vamos suprimi-lo ? Apagar porquê? É difícil perceber para que servem e por isso cortamos? Agora um espectador passou a espetador = aquele que espéta o quê?

 

13 - Há mais falantes nativos de Inglês mais Espanhol juntos (Espanhol mais ainda que Inglês), que passam de um bilião de nativos, e mais de 2 biliões de falantes não nativos das mesmas, do que os 200 milhões de Brasileiros. Estarmos a afastar a língua de 2 biliões de pessoas para ficarmos mais próximos do Brasil é disparate.

 

Mais uma vez, para facilitar a vida aos Brasileiros, vamos dificultar a vida a quem quer aprender Português lá fora e tornar a língua portuguesa mais obsoleta.

 

Vejam: "Actor" aqui, "Actor" no Latim, "Acteur" no Francês, "Actor" no Espanhol, "Actor" no Inglês, "Akteur" no Alemão, tudo com o "C" ou "K", e depois vêm os Brasileiros com o seu novo: "Ator" (devem ser Influências dos milhões de Italianos que foram para o Brasil e falam "attore").

 

Algumas outras: Factor, Reactor, Sector, Protector, Selecção, Exacto, Baptismo, Excepção, Óptimo, Excepto, Recepção etc, "P", "C", etc. Estamos a fugir das origens, do mundo, para ir atrás dos Brasileiros.

 

14 - Alguém quis saber do resto das colónias que não falam da mesma forma que os Brasileiros? Só ao Brasil é que interessou o Acordo (Portugal foi o único que cedeu).

Tenho amigos Angolanos que dizem falar como o Português - PT e nunca quiseram o dialecto-BR nem o Acordo, não foram consultados! O Brasil quer tornar-se dono da língua portuguesa porque pertence ao G20!?

 

15 - O Galego-Português da Galiza, o da variante da AGLP, é mais parecido com o Português de Portugal neste momento que o próprio dialecto -BR. Os Brasileiros têm alterado a língua sem se preocupar com o resto do mundo, porque é que temos de ser nós a pagar pelos seus erros e prepotência?

 

16 - Sempre odiei instalar um software e ver que vem tudo em Português do Acordo, e fóruns também, em que uma votação é uma "ENQUETE" (sei lá como foram inventar isto), em que um utilizador é um usuário, em que "apagar" é "DELETAR" (do "Delete" Inglês, por incrível que pareça nos seus dicionários), ou Printar, ou etc. Por vezes sou obrigado a utilizar softwares em Inglês para aguentar... Como haverá agora Português-PT e o dialecto-BR ao gosto de cada um, se só existirá um "Português"? Eu quero sites e softwares que entenda e na minha língua e isso SÓ É POSSÍVEL mantendo o português-PT e o dialecto-BR separados! Senão será tudo misturado para sempre! E depois lá vamos nós "enquetar" (votar) e coisas assim (enquetes = votações)...

 

17 - A prova do ponto 16, é que o próprio Google Translator já só tem o "Português" e tudo o que escreverem ficará no dialecto-BR, e até "facto" que ainda não mudará já aparece lá como "fato", é bom que nos habituemos pois será o que virá nos próximos acordos, bem como "oje", "abitação", aja, aver = existir etc.

 

18 - No Brasil mesmo não sofrendo as alterações que temos, há milhões contra o acordo também por coisas insignificantes como a supressão do "trema"!!! Vejam na net!! Nós com alterações brutais, muito contentes sem fazer nada!!!

 

19 - Existirão sempre pseudo-intelectuais em todas as línguas que irão dar a vida pelo acordo (sem querer ofender ninguém), achando que é o ideal, e que salvará o país e que dará emprego ao país, e até que sem isto a Língua Portuguesa morre e haverá uma língua "Brasileira".

 

A variante dialectos-BR nunca poderia ser uma língua independente como "Brasileiro" só pelas alterações que fazem, não há esse perigo, teria de ser radicalmente mudada (nunca acontecerá) de propósito para o efeito. Não inventemos.

 

A variante dialecto-BR nunca poderia ser considerada outra língua.

 

E não deixem que pseudo-intelectuais nos tratem como burros só porque defendemos a Língua.

 

São chicos espertos, pessoal de manias ou megalomanias para a defesa do acordo (existirão também pessoas decentes a defendê-lo é certo).

 

20 - Nada impede que haja uma espécie de concordância mais simples em que digam apenas que incluímos palavras deles e nossas num dicionário universal mas SEM IMPOR regras a ninguém. No futuro cada um dos países só alterará a SUA PRÓPRIA variante com acordo dos outros, sem impingir aos outros essas mudanças, apenas para evitar que as mudanças no Brasil possam ir ainda mais longe e arruinar ainda mais o Português das restantes colónias. Nada impede isso.

 

21 - Com o Português unido, como ficará a bandeira oficial? Já se vê por todo o lado a bandeira do Brasil no Português, mas se tivesse Brasil para o dialecto-BR e a Portuguesa para Português-PT, ainda era aceitável, apesar de sabermos que só há uma bandeira oficial que é a Portuguesa, mas é difícil impedir o patriotismo Brasileiro, com tudo unido, haverá a tendência das empresas adoptarem a bandeira do país que tem mais população, o Brasil. Então as variantes da língua?

 

22 - Cada vez que me lembro que lá se escreve "mais" em vez de "mas" porque falam no fundo "mais" com o sotaque têm a tendência de passar para a escrita a forma como falam.

Em futuros acordos seremos obrigados a escrever também: "eu fui lá MAIS não vi ninguém".

Há a tendência de se escrever como se fala.

“Presidenta” está nos dicionários, só falta transformar o “Presidente” em “Presidento”, era só o que faltava...

 

Há muito tempo que o Brasil anda a adulterar a língua sem ninguém intervir, e agora ALTERAM A NOSSA!

 

23 - Existem formas de travar este acordo!

Petições ou clicarmos num LIKE no Facebook não fazem nada. Há uma ILC em movimento que será entregue em breve, prazo final para impedir esta desgraça.

Porque temos de imprimir um miserável papel e enviá-lo, porque é para a Assembleia, mas quem é que diz ser contra e fica sem agir?

 

Se 20 pessoas assinarem, fica a 2 cêntimos cada o envio dessas assinaturas por correio. É só colocar num marco de correio! Houve uma ILC antes, e entrou na Assembleia, e anulou uma lei de Arquitectura.

 

As ILC's podem ter esse poder. É uma forma do POVO LEGISLAR. Do povo criar leis, e acabar com leis. O Governo fez isto sem apoio de ninguém e nós podemos tentar fazer algo para corrigir. Quem é o Governo para legislar sobre a língua, sem apoio dos letrados e da ciência e academia de letras, ilegitimamente?

 

24 - Há mil outras razões para dizer não ao acordo, mas... para quê? Estas não chegam?

 

25 -Para terminar fica uma frase de Edmund Burke: "Tudo o que é necessário fazer para que o mal triunfe, é que os homens bons nada façam." Neste caso, tudo o que é necessário fazer para que o Acordo triunfe, é que NÓS continuemos à sombra da bananeira, a deixar o tempo passar. Porque o Acordo foi aprovado e se ninguém lutar contra ele, já cá anda.

 

A RTP está a dar um triste espectáculo, faz disso a sua Bandeira.»

 

publicado por Isabel A. Ferreira às 15:15

link do post | comentar | adicionar aos favoritos
partilhar
comentários:
De Laura a 21 de Outubro de 2020 às 07:37
O que mais me deixa estupefata é a falta de noção e respieto em muitos textos que leio sobre este acordo.
Portugal e Brasil não são o mesmo país, e isso já ficou bem claro. O português possuí variáveis entre os povos, tanto em Portugal como no Brasil! A fala é nossa maior riqueza!
Agora se Brasil adotasse o português de Portugal tava tudo ok, não tinha nenhuma briga, tão pouco textos agressivos sobre o assunto!
Obrigar portugueses a falar igual aos brasileiros é estupidez, e o mesmo vale para o inverso ou para qualquer outra nação que adaptou a língua de acordo com sua realidade. Podemos viver bem né, respeitando a particularidade de cada país?!
De Isabel A. Ferreira a 21 de Outubro de 2020 às 16:05
Quer-me parecer que a Laura não será brasileira, como quer parecer. Mas partindo do princípio que é, gostaria que explicasse melhor o que quis dizer com esta frase: «O que mais me deixa estupefata é a falta de noção e respieto em muitos textos que leio sobre este acordo».

Falta de noção e RESPEITO por parte de quem? Do Brasil? De Portugal?

Se alguém aqui não tem a noção do que fez, e faltou ao respeito à Língua Portuguesa, foi o Brasil, quando decidiu unilateralmente aplicar o Formulário Ortográfico de 1943, afastando uma boa fatia de vocábulos, da sua origem greco-latina, deslusitanizando-a, e americanizando-a, italianizando-a, castelhanizando-a e afrancesando-a, retirando-lhe o seu cunho português.

Concordo quando diz que Portugal e Brasil não são o mesmo país. Já foram o mesmo país, mas desde 7 de Setembro de 1822 que não são. Cada um seguiu o seu caminho. E o Brasil, que ficou a governar-se por si próprio, poderia ter escolhido uma língua nativa para língua oficial, mas ficou com a Língua Portuguesa, a língua do ex-colonizador, mas logo tratou de a deslusitanizar o mais que pôde, transformando-a numa VARIANTE ( = dialecto) que bem merecia denominar-se Língua Brasileira.

Não concordo quando fiz que a “fala” é a nossa maior riqueza, ainda se lhe chamasse “comunicação” poderia aceitar, se bem que a nossa maior riqueza seja a ESCRITA, porque é ela que fixa o Pensamento, a Cultura, o Saber. A “fala” voa como folhas de Outono ao vento.

O Brasil adoptou o Português (conforme referi) logo que se libertou do jugo do colonizador. E depois de o DESLUSITANIZAR não poderia, não poderá jamais regressar à origem, ao Português, porque para «trás mija a burra», para usar um ditado bem português, que significa recuar, não progredir.
Por isso, não, não estaria tudo bem, até porque o Brasil é um país livre, não tem de estar atrelado ao ex-colonizador. E Portugal também é um país livre, daí que não tenha de estar atrelado à ex-colónia brasileira, na mesma medida.

Cada país tem a sua própria identidade, a sua própria cultura, a sua própria maneira de ser e de viver. Porque haveria um de estar atrelado ao outro? São países irmãos? Até podem ser. Mas não são irmãos SIAMESES.

E assim como o Brasil rejeitou ficar com a ortografia portuguesa (assinou todos os acordos ortográficos com Portugal, mas logo os rasgou) porque haveria Portugal, um país europeu, de adoptar a ortografia ou o modo de falar brasileiros? Porque os brasileiros são milhões? Isso nada justifica. Existem línguas minoritárias, e todas estão muito bem de saúde.

Daí que possamos viver muito bem, em comunhão de ideias, respeitando as particularidades de cada um, mas JAMAIS em comunhão de Língua. Mas para tal, o Brasil terá de ficar com a sua Variante Brasileira do Português, e transformá-la em Língua Brasileira, e Portugal terá de CONTINUAR a grafar à portuguesa, porque Portugal NÃO É uma colónia brasileira. Nem quando fizemos parte do reino espanhol, entre 1580 e 1640, o NOSSO Português deixou de ser escrito e falado à portuguesa.
Porque haveria agora de deixar de ser PORTUGUÊS, para ser o MIXORDÊS (já nem brasileirês é) em que se transformou a escrita em Portugal?

Amigos, amigos, Idiomas à parte.

Ah! Só mais uma coisa: faço lembrar que foi o enciclopedista BRASILEIRO Antônio Houaiss e, mais tarde, o linguista, também brasileiro, Evanildo Bechara, que CHAMARAM o linguista português Malaca Casteleiro, que andava de candeias às avessas com a Academia das Ciências de Lisboa, para juntos engendrarem o Acordo Ortográfico de 1990, assente basicamente na grafia brasileira, mais acentos, menos acentos e mais hífenes, menos hífenes.

O problema assentou neste faCto desastroso: um punhadito de ignorantes políticos portugueses, com um enorme complexo de inferioridade, deixaram-se levar na conversa dos Brasileiros, que estavam a tratar da vidinha deles (nada contra) e eis-nos, não com falta de noção ou respeito, a tratar da recuperação da NOSSA identidade linguística, um direito que nos assiste, mas dizendo as verdades nua e cruamente, como devem ser ditas, para serem entendidas.
De Gabe a 20 de Maio de 2021 às 18:27
Não quero faltar ao respeito, não pude deixar de reparar na aparente arrogância com que fala (ou escreve) sobre este assunto.

Sou 100% contra o Acordo Ortográfico, e concordo com a maioria dos argumentos mencionados no texto original. Não todos; alguns deles aparentam demonstrar um estranho desdém (quase diria até um ódio) contra a nação Brasileira.

Lembre-se que a língua e a sua ciência não é e nunca será um assunto objetivo - uma ciência exacta! A língua está em constante mudança e isso não é algo que com que se deva lutar. Obviamente, estas mudanças devem acontecer NATURALMENTE, e não através de "regras" ridículas (das quais consiste este novo acordo) impostas por pessoas que se acham no direito de julgar o que está e o que não está correcto.

Imagine-se o absurdo que seria ser publicado um livro de novas regras que todos teríamos de seguir, por exemplo, quando nos apetece fazer uma pintura. Ridículo - pois a pintura é uma ARTE. As mudanças na arte devem ocorrer de forma natural, adaptando-se à sociedade da altura, pois é a sociedade que faz a arte. E eu vejo a língua como uma arte. Acredito que se deva falar na língua com uma mentalidade DESCRITIVA, e não uma PRESCRITIVA. Diria que um papagaio pia de forma errada? Ou que devia piar antes como um corvo? Claro que não. Então por que razão acha (ou parece achar) que os Brasileiros falam de forma menos correcta do que os Portugueses? Não faz sentido nenhum para mim.
De Isabel A. Ferreira a 25 de Maio de 2021 às 17:57
Gabe,

Também não quero faltar ao respeito, e vou ver se consigo não faltar, contudo, o seu comentário é daqueles que me fazem sair do sério, por confundir alhos com bugalhos, não sei se por culpa de alguma falha na sua literacia, ou por pretender entrar pela porta dos fundos furtivamente, para faltar ao respeito e não dar muito nas vistas.

Antes de continuar, devo dizer que, NÃO SEI SE REPAROU, o texto que mereceu este seu comentário, NÃO É da minha autoria. Mas seja ou não seja da minha autoria, confundir EXPOSIÇÃO DE FACTOS COMPROVADOS com “arrogância” (ainda que aparente) é de quem desconhece o significado e o conceito de “arrogância”, ou pretende atirar areia para os olhos dos outros.

Depois não será 100% contra o Acordo Ortográfico, porque um desacordista jamais escreveria “OBJETIVO”, conforme escreveu. Mas adiante.

Diz que concorda com a maioria dos argumentos, mas nem todos, porque vê um “estranho desdém” ou um “quase ódio”, onde EXISTE apenas uma JUSTIFICADA INDIGNAÇÃO, NÃO contra a nação brasileira, OBVIAMENTE, mas contra o MODO como os brasileiros destruíram o PORTUGUÊS, que escolheram, de livre vontade, para Língua oficial, depois da independência, e continuam a chamar-lhe Português. Os Africanos de expressão portuguesa, RESPEITARAM a Língua que escolheram depois da independência deles.

Não sei se GABE é nome de homem ou nome de mulher, mas vou presumir que é de homem, porque só os homens (nem todos, obviamente) têm a mania ou a ignorância, de confundir ódio com INDIGNAÇÃO.

Actualmente, existem milhares de Portugueses (eu incluída) que dizem o mesmo dos acordistas portugueses, que estraçalharam a Língua Portuguesa, e nem por isso ODIAMOS a Nação Portuguesa, que não tem culpa nenhuma de ter uns idiotas a desgovernar, por aí, a NOSSA Língua.

A Língua é uma CIÊNCIA que, como todas as Ciência seguem uma lógica, sem lógica não seria uma Ciência. Poderá não ser uma Ciência exacta, mas NÃO É, com toda a certeza, uma CIÊNCIA da BALDA, manipulada por ignorantes, com intuitos obscuros e mercenários.

A Língua é uma CIÊNCIA, mas não é propriamente uma ARTE. A ARTE da Língua está no modo como é USADA, na escrita e na oralidade.

A finalizar, devo dizer que EU NÃO ACHO NADA, quando muito, posso e devo PENSAR QUE…

Mas neste caso, nem Amadeu Mata, nem eu PENSAMOS que os Brasileiros (na sua esmagadora maioria, porque os mais instruídos falam correctamente a VARIANTE BRASILEIRA do Português) falam de forma menos correCta do que os Portugueses.

Eles DE FACTO falam de forma menos correcta o Português. Se lhe chamassem BRASILEIRO, aí sim, falariam de forma CORRECTA.


E para que não diga que somos só nós a dizer isto, deixo-lhe aqui um “link”, onde pode ler um manancial de artigos sobre o que um PROFESSOR UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO pensa acerca de os Brasileiros falarem INCORRECTAMENTE o Português. Aliás, professor esse, que escreveu o PREFÁCIO de um livro MEU, onde CONTESTO (não odeio) as falácias históricas que se ensinam nas escolas brasileiras. Até porque EU aprendi a ler e a escrever no Brasil, e no Brasil passei por todos os níveis de ensino escolar, tal como o passei também em Portugal, nas minhas idas e vindas, e SEI do que falo, quando falo da Língua Portuguesa e da Variante Brasileira da Língua Portuguesa, até porque, no Brasil, eu escrevia e falava à BRASILEIRA, na ortografia preconizada pelo AO90, mais pê, menos pê, mais cê, menos cê, e com todos os circunflexos e tremas no devido lugar). Em Portugal escrevo e falo à PORTUGUESA. Duas formas diferentes de falar e de escrever.

Eis o link acima referido:

https://www.facebook.com/arthur.virmonddelacerda

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar neste blog

 

.Janeiro 2025

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
17
18
19
22
23
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Em Defesa da Ortografia (...

. «ATO com faca» só prova a...

. «Learn Portuguese as a Se...

. «Quando não defendemos os...

. O que faço no meu dia-a-d...

. O AO90 é um fracasso. Tod...

. Ainda a propósito da tras...

. Eça de Queiroz no Panteão...

. Em Defesa da Ortografia (...

. Trasladação de Eça de Que...

.arquivos

. Janeiro 2025

. Dezembro 2024

. Novembro 2024

. Outubro 2024

. Setembro 2024

. Agosto 2024

. Junho 2024

. Maio 2024

. Abril 2024

. Março 2024

. Fevereiro 2024

. Janeiro 2024

. Dezembro 2023

. Novembro 2023

. Outubro 2023

. Setembro 2023

. Agosto 2023

. Julho 2023

. Junho 2023

. Maio 2023

. Abril 2023

. Março 2023

. Fevereiro 2023

. Janeiro 2023

. Dezembro 2022

. Novembro 2022

. Outubro 2022

. Setembro 2022

. Agosto 2022

. Junho 2022

. Maio 2022

. Abril 2022

. Março 2022

. Fevereiro 2022

. Janeiro 2022

. Dezembro 2021

. Novembro 2021

. Outubro 2021

. Setembro 2021

. Agosto 2021

. Julho 2021

. Junho 2021

. Maio 2021

. Abril 2021

. Março 2021

. Fevereiro 2021

. Janeiro 2021

. Dezembro 2020

. Novembro 2020

. Outubro 2020

. Setembro 2020

. Agosto 2020

. Julho 2020

. Junho 2020

. Maio 2020

. Abril 2020

. Março 2020

. Fevereiro 2020

. Janeiro 2020

. Dezembro 2019

. Novembro 2019

. Outubro 2019

. Setembro 2019

. Agosto 2019

. Julho 2019

. Junho 2019

. Maio 2019

. Abril 2019

. Março 2019

. Fevereiro 2019

. Janeiro 2019

. Dezembro 2018

. Novembro 2018

. Outubro 2018

. Setembro 2018

. Agosto 2018

. Julho 2018

. Junho 2018

. Maio 2018

. Abril 2018

. Março 2018

. Fevereiro 2018

. Janeiro 2018

. Dezembro 2017

. Novembro 2017

. Outubro 2017

. Setembro 2017

. Agosto 2017

. Julho 2017

. Junho 2017

. Maio 2017

. Abril 2017

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Novembro 2016

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2016

. Julho 2016

. Junho 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Outubro 2015

.Acordo Ortográfico

A autora deste Blogue não adopta o “Acordo Ortográfico de 1990”, por recusar ser cúmplice de uma fraude comprovada.

. «Português de Facto» - Facebook

Uma página onde podem encontrar sugestões de livros em Português correCto, permanentemente aCtualizada. https://www.facebook.com/portuguesdefacto

.Contacto

isabelferreira@net.sapo.pt

. Comentários

1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome. 2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas". 3) São bem-vindas objecções, correcções factuais, contra-exemplos e discordâncias.

.Os textos assinados por Isabel A. Ferreira, autora deste Blogue, têm ©.

Agradeço a todos os que difundem os meus artigos que indiquem a fonte e os links dos mesmos.

.ACORDO ZERO

ACORDO ZERO é uma iniciativa independente de incentivo à rejeição do Acordo Ortográfico de 1990, alojada no Facebook. Eu aderi ao ACORDO ZERO. Sugiro que também adiram.
blogs SAPO