De Susana Bastos a 28 de Novembro de 2021 às 18:04
E eu agora pergunto, em que língua está escrita esta entrevista?
E mais uma vez reafirmo, o famigerado AO90 não é a ortografia brasileira, caso fosse não havia tantos brasileiros contra.
De Isabel A. Ferreira a 28 de Novembro de 2021 às 19:21
Susana Bastos, vejo que é uma acordista ferrenha, e só LÊ o que lhe interessa.

Esta entrevista está ESCRITA na Variante Brasileira do Português. Se fosse eu a escrever este texto, escrevê-lo-ia à portuguesa, na grafia, na sintaxe, na morfologia, na semântica, e não no léxico, porque a matéria não precisou de ir buscar termos indígenas, ou africanos, ou americanizados, ou afrancesados, ou italianizados, ou castelhanizados. Se a entrevista fosse falada, as diferenças seriam muito mais evidentes.

O famigerado AO90 PUGNA pela grafia brasileira em 99,9% dos vocábulos em que existem consoantes não-pronunciadas.

Os Brasileiros são contra o AO90 APENAS porque lhes retiraram o TREMA, que para eles é importantíssimo para a leitura, porque de outro modo como poderiam ler tranqUilamente? Sem o trema lêem “trankilamente”, e tiraram-lhes mais alguns acentos como em PÁRA, que estupidamente transformou-se em preposição, e mexeram-lhes na ainda mais parva hifenização. De resto, não foi necessário mexer na grafia de centenas, e centenas de palavras que eles já MUTILAVAM, mas nós, NÃO.

Nós, com o AO90, além de mutilarmos 99,9% dos vocábulos com consoantes não-pronunciadas, ainda tivemos de levar com a monstruosa mexedela na acentuação e hifenização

Não tente ver chifres na cabeça de cavalos.
O AO90, foi engendrado pelo Antônio Houaiss que DESLUSITANIZOU a Língua Portuguesa, e a partir daí, ela não é mais portuguesa.

E se tivesse lido com olhos de LER a entrevista da Eni, teria compreendido, por que a língua falada e escrita no Brasil já NÃO É portuguesa. Está lá tudo muito bem explicado. Só não vê quem não quer ver.

Qual é o seu problema? Dá aulas de “Português” e NÃO quer admitir que ENSINA a grafia brasileira aos seus alunos, estando a enganá-los indecentemente? É isso? E não me venha falar nas raríssimas excePções e suas VARIANTES, que os brasileiros escrevem correCtamente e os portugueses escrevem parvamente, como “exceções”, “aspeto”, “exceto”, “espetador”, e umas poucas mais. Esta grafia faz parte da enoooooorme ignorância dos portugueses.

Porque os brasileiros cultos SABEM que o AO90, para os portugueses, é uma tentativa de ABRASILEIRAR a Língua Portuguesa. A intenção foi essa, e os textos que vou publicando no Blogue, de OUTRAS pessoas que não eu, o dizem. Ou não LÊ o que não lhe interessa ler?

Já não é a primeira vez que vem para aqui dizer esse disparate: «o AO90 não é a ortografia brasileira». Então que grafia é? É a angolana? A moçambicana? A timorense? Os angolanos, os moçambicanos, os timorenses escrevem afeto, setor, teto, objeto, direto? Quem escreve assim desde 1943? Quem? Escrevi eu quando aprendi a ler e a escrever no Brasil, nos finais dos anos 50, e mais adiante durante os anos 60.

Compreendeu agora? Se dá aulas, saiba que está a enganar os alunos.

De Susana Bastos a 29 de Novembro de 2021 às 08:34
"Se dá aulas, saiba que está a enganar os alunos."

Não sou professora, para que conste. Não creio que o tenha dado a entender alguma vez.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.