A Maria José Oliveira publicou um pequeno texto, no Grupo do Facebook «Portugal em Movimento Contra o Acordo Ortográfico de 1990», e conseguiu, não, surpreender-me, mas deixar-me estupefacta, pelo facto de haver gente suficientemente ignorante para REJEITAR alguém, como a Maria José Oliveira, se ela se atrevesse a escrever correCtamente a sua Língua Materna, isto quando a Lei Vigente obriga TODOS os Portugueses a escreverem de acordo com a Ortografia de 1945.
Respondi-lhe, mas não fui a única. Deixarei aqui alguns dos comentários que, então, ocorreram formular-se.
Exactamente, Pedro Henrique.
Eles valem-se do desconhecimento das pessoas quanto à inexistência de uma Lei que obrigue a escrever incorrectamente a Língua Portuguesa, em Portugal, para os penalizar, os assustar, os chantagear.
Quando TODOS souberem que NÃO são obrigados a aplicar o AO90, é meio caminho andado para o AO90 se pôr a andar para o caixote do lixo, e todos aqueles que exerceram cargos de Poder e, acintosamente, permitiram que a Língua Portuguesa, aquela que nos identifica, enquanto POVO, andasse por aí a ser destruída por gente IGNORANTE e POUCO INTELIGENTE, terão de prestar contas aos Portugueses, pelos graves danos causados (embora não irreversíveis) principalmente às crianças e jovens, que andaram a ser vergonhosamente enganados, andaram a levar gato por lebre.
A Inteligência positiva devia ser um requisito, para se poder entrar na Política, porque o exercício da política sem inteligência é o maior desastre que pode acontecer a um país.
Isabel A. Ferreira
Os comentários acima referidos, entre outros, podem ser consultados neste link:
https://www.facebook.com/groups/462067141732932/?hoisted_section_header_type=recently_seen&multi_permalinks=619954955944149
De Ana a 1 de Fevereiro de 2022 às 13:58
Espero que esse grupo não suspenda seus membros só porque sim como o Cidadãos Contra o Acordo Ortográfico de 1990. Não entendo porque têm grupos para depois bloquearem os seus membros de comentar e reagir. Nem dão espaço aos cidadãos para se revoltarem com o AO. Se me bloqueiam e sou contra o AO90, imagine-se o que fazem com os restantes.
Esteja descansada, porque o administrador deste Grupo não usa o "lápis azul" de outros tempos.
Já não posso dizer o mesmo do Grupo "Cidadãos Contra o Acordo Ortográfico", onde a censura existe, não se publica os textos censurados e nem sequer explicam porquê. Talvez por que se explicassem expor-se-iam ao ridículo.
Também não compreendo, Ana, que se bloqueie ou se afaste os cidadãos que são ABSOLUTAMENTE CONTRA o AO90.Ou então compreendo, e essa minha compreensão passa por gente que finge ser desacordista, e anda ali apenas para travar quem se atreve a dizer as VERDADES INCONVENIENTES.
De Ana a 1 de Fevereiro de 2022 às 17:34
Isso aí é ainda mais grave. Falsos desacordistas feitos para eliminar as verdades inconvenientes. Eu nunca fiz nada para ser suspensa do grupo, apenas verbalizei o quão aberrante o AO 90 é e que este é a causa da mixórdia que vivemos e quem o impinge é ditador. Ou seja, nada que me fizesse ser suspensa de um grupo que se diz anti-acordista. Ainda perguntei ao administrador porque fui suspensa, mas depois pensei que ele iria dar uma desculpa qualquer esfarrapada e desisti, bloqueando as suas mensagens de forma a que não me respondesse. E claro que fiz QUESTÃO de abandonar o grupo. Quero estar num grupo de verdadeiros desacordistas não de cordeirinhos mansos. Isto é uma guerra e há que ter uma conduta de guerrilheiro. Não é lançado cravos e escrevendo cartazes que a coisa irá mudar. Há que ser extremista para combater medidas extremistas!
É para ver, Ana, como isto anda.
Também já saí de outros grupos pelos mesmos motivos da Ana.
E concordo consigo, em absoluto: há que ser extremista para combater medidas extremistas! Papinhas doces nunca rebentaram as panças dos pançudos.
Comentar post