Texto publicado no Facebook por Elizabeth Pereira Gabas
«Excerto de um texto de Osny Alves
(…) «Tem aqueles que dizem que você põe a boca em lugares piores e agora eu direi quais são esses lugares! Quando você mete a boca na vida de alguém, e começa a falar mal da vida dela, quando você solta a língua para atropelar, e assassinar a língua portuguesa por exemplo, é algo íntimo e único.
Pelo menos deveria ser, já que a maioria dos brasileiros metem a língua para blasfemar coisas que demoramos horas para entender, como por exemplo, as frases que deixarei aqui, são frases postas em redes sociais, ou "banners" com alunos e professores e muitos outros manifestantes: «É isso que ‘dar’ falar ‘mau’ da vida dos otros.» Nítido que não leem, que não escrevem e se metem a escrever. «‘Só’ feio ‘mais’ que ‘em porta’ e ser ‘felis’» está na cara que a pessoa que escreveu isso é bem mais feliz do que imagina, já que não tem consciência de gramática alguma, e tem muita gente que defende esse comportamento! Lamentável.
O que diremos das entrevistas, dos vestibulares, dos concursos e tantas outras coisas que dependem da norma culta da nossa querida língua portuguesa? Outra que é de arrancar os cabelos e que tira suspiros de qualquer um que ensina nos dias de hoje: «Não preciso ser gay para defender a ‘homografia.» É bem capaz que não precise mesmo, mas com certeza ele necessita de muitos livros para se defender de muitas coisas nesta vida. Falar não é difícil, mas falar bem e escrever, isso leva anos de estudo, bem é o que deveria ser para todos que começam a fazê-lo desde a mais tenra idade.
Mais uma frase que me tirou alguns minutos, para entender o seu significado, foi essa: «depois q me casei as coisas piorou só eu q pagos as contas ,ela recebe e não quer me ajudar a pagar as contas só sabe ir p igreja e ainda quer q eu vou tbm ...» Seria até normal ler algo assim se não tivesse sido escrito por alguém que deveria ensinar a língua portuguesa, vemos que a maioria não liga para o uso correto, não se dão conta do mal que estão fazendo com as crianças, a língua Portuguesa no Brasil está virando um dialeto.
Essa outra frase é de matar: «Verás que um filho teu não ‘foje’ a luta.» Escrita em outro "banner" de uns seis metros, claro que não foge à luta, devem ter fugido da escola! Essa frase também teve o seu grande momento, na minha opinião, foi a pior: «‘Oge’ foi o meu casamento no ‘se viu’. Obrigado Senhor! Realmente tem que agradecer pelo casamento no Civil, mas não pela maneira de escrever. Tem-se em mente que não há mais erros e acertos na língua mãe, mas nem por isso temos que aprovar essa intimidade com esses estupradores da Língua Portuguesa.»
Fonte:
http://1001cronicasbrasileiras.blogspot.pt/2016/10/beijo-por-beijo.html
. Sobre o AO90: como não te...
. Nunca é demais recordar o...
. Considerações ao redor da...
. Na Conferência do 35.º an...
. «Já há um grupo de trabal...
. Por falar em Moção de Cen...
. Tenho de começar a aprend...