comentários:
De Diana Coelho a 24 de Março de 2021 às 15:02
A Isabel sempre a brindar-nos com textos excelentes. Mas olhe que não são só os jornalistas que não são unidos. É o povo inteiro. O povo português raramente se une para alguma coisa. ;)
De Isabel A. Ferreira a 24 de Março de 2021 às 15:44
Cara Diana Coelho, obrigada pela gentileza das suas palavras.

Bem, na verdade tem toda a razão, não são apenas os jornalistas que não são unidos. Lamentavelmente, não são. Temos um povo que só se une e sai às ruas e faz barulho se lhe mexem nos bolsos ou nas contas bancárias. A Língua Portuguesa não se encaixa nem nos bolsos, nem nas contas bancárias.

No Facebook existem uns seis Grupos Anti-AO90 que se limitam a ser contra, mas não agem, quando se lhes pede acção.

Nem os professores se uniram. Nem sequer os linguistas se uniram.

É nesta inércia que os governantes apostam, para se manterem fiéis ao pretenso “dono” da Língua Portuguesa, a quem prestam uma vergonhosa vassalagem. Algo que sairá muito caro a Portugal e aos Portugueses.
De Diana Coelho a 25 de Março de 2021 às 12:42
Foi exactamente essa conclusão a que cheguei depois de ter lançado uma questão no grupo Professores Contra o Acordo Ortográfico. A questão que lancei, "Ensino à Distância" ou "Ensino a distância", era importante (julgo eu) e gerou discussão com centenas de comentários, o que me agradou. A minha intenção era saber a opinião dos professores acerca do assunto mas mesmo assim houve uma ou outra pessoa rude comigo. Depois de ler as centenas de comentários percebi que muita gente está contra o Acordo Ortográfico nas redes sociais mas na prática transformam-se em acordistas. Porquê? Eu estou a tirar uma formação em Museografia em Coimbra e, logo no início, um dos meus formadores quis organizar uma trabalho de grupo com a turma toda cujo texto seria para publicação e escrito com Novo Acordo Ortográfico. Respondi "Então não contem comigo. Não aceito esse desacordo e não participo num texto mal escrito". E não participei.
De Isabel A. Ferreira a 25 de Março de 2021 às 15:17
Grande Diana Coelho! É assim mesmo! Precisamos de gente com CORAGEM e PERSONALIDADE para dar murros em todas as mesas, para dizer rotundos NÃOS, para virar as costas ao virulento acordo ortográfico.

Se quisermos acabar com esta afronta à nossa Cultura Linguística é preciso que TODOS os que se dizem anti-AO90 (e pelo que se vê no Facebook, são milhares, mas serão, de facto?) façam o seguinte:

- NÃO escrevam segundo a cartilha do AO90, até porque demonstram ignorância;

- NÃO comprem livros, jornais ou revistas “acordizados” (é preciso que as editoras “acordistas” vão à falência, porque merecem);

- NÃO alinhem quando vos pedem para fazer trabalhos escritos em “acordês”, até porque não há lei alguma que vos obrigue;

- Quem tem filhos nas escolas básica e secundária devem adverti-las de que na escola escrevem “incorretamente” (e frisem bem “incurrêtâmente” porque é assim que se lê a palavrinha em acordês) a Língua Materna deles, por decisão do governo português, mas em casa ensinem-nos a escrever correCtamente, como se o AO90 fosse uma língua estrangeira. É preciso incutir espírito crítico às crianças, desde tenra idade, para que não sejam adultos servilistas, e quando chegarem aos 18 anos poderem dizer NÃO ao AO90.

Mas apenas quem tem CORAGEM e PERSONALIDADE consegue fazer isto.

Quanto ao que diz sobre o “ensino a distância” isto é nitidamente “à moda brasileira”, porque eles lá abrem as vogais, e para eles A é À vai dar ao mesmo. Obviamente que o ensino é “à distância”.

Quase a totalidade das pessoas, que estão nesses grupos anti-AO90, alinham com o AO90; ensinam segundo a cartilha do AO90, nas escolas; escrevem teses de mestrado segundo o AO90; e estão-se nas tintas para a Língua Portuguesa, e pior do que isso, escudam-se no “somos obrigadas”, para escreverem incorrectamente a Língua delas, porque é mais fácil acomodarem-se do que lutarem, ou PENSAREM.

Precisamos de muitas mais Dianas Coelhos em Portugal.
De Ana Oliveira a 9 de Abril de 2021 às 13:29
Nisso, os jornais Correio dos Açores e Diário dos Açores fizeram e fazem muito bem. Eles recusam-se a escrever com o novo aborto ortográfico.
Eu também escrevia até me aperceber das verdadeiras intenções dele: a colonização de Portugal pelo Brasil. Não contem comigo para mais nada disso. Obrigada por nos abrir os olhos.
Aconselho, se já não tiver, a fazer uma página no Facebook, ou noutras redes sociais, e um site, porque o Google agora não dá destaque aos blogues, o que levou a que muita gente desistisse da blogosfera.
De Isabel A. Ferreira a 9 de Abril de 2021 às 16:50
Ana Oliveira, a maioria dos Jornais regionais não aderiam à “aberração ortográfica”. Existem muitas editoras a publicar em Língua Portuguesa (nem vou acrescentar que é a de Portugal, porque se é PORTUGUESA é de Portugal. As outras não são línguas, são variantes. Esses segurarão a NOSSA Língua.

Quanto às verdadeiras intenções do AO90, há muito que o venho dizendo. Que nos querem colonizar através da Língua, é mais do que óbvio, e até já fiz uma investigação sobre o assunto, porque a intenção já é bastante antiga, e que pode ser consultada neste "link":

https://olugardalinguaportuguesa.blogs.sapo.pt/a-genese-do-acordo-ortografico-de-1990-126542

Eu tenho uma página no Facebook «O lugar da Língua Portuguesa» https://www.facebook.com/lvizdecamoes

Não tenho queixa dos visitantes do Blogue, que são bastantes. No Facebook são poucos. A minha luta faz-se no Blogue.

Mas agradeço a sua dica.

Comentar post