Este é um cartaz que anda a circular no Facebook, com a sigla do Sindicato dos Professores da Madeira.
A ser verdade, e juntando este a tantos outros cartazes, que vemos nas manifestações dos professores, com os erros ortográficos derivados da ILEGAL adopção do AO90 (nunca é demasiado dizê-lo, porque nem a repeti-lo milhares de vezes, eles chegam lá) e erros do calibre do da imagem, temos uma classe docente (salvaguardando as raras excepções, que as há, muito preciosas) que deveria regressar ao 1º ano, do 1º Ciclo, para aprender a ESCREVER a Língua de Portugal, o PILAR de todo o SABER. E isto serve não só para os professores de Português, como para todos os outros, porque isto de ser PROFESSOR passa por falar e escrever escorreitamente a Língua Materna dos alunos.
A Carmen Garcia escreveu um artigo sob o título ««Os professores são os pedreiros do mundo», que pode ser consultado neste link:
https://www.vozprof.com/os-professores-sao-os-pedreiros-do-mundo-carmen-garcia/#comment-4324
No geral, gostei deste artigo. Porém, a Carmen Garcia refere-se a um tempo que já não existe. Os professores actuais, obviamente salvaguardando as raras excepções, que as há de excelência, já não são os "pedreiros do mundo", porquanto o Ensino está um CAOS, começando pelo PILAR de todo o SABER - a Língua Portuguesa - que eles substituíram pelo acordo ortográfico de 1990, escudados numa "obrigação" que NÃO têm, uma vez que NÃO existe Lei que a tal obrigue.
Se o Ensino, hoje, em Portugal, está um CAOS, aos professores que se vergaram ao AO90, o devem. Estão a criar uma geração de analfabetos funcionais que em nada prestigiará o futuro. E quem se importa com os alunos? Ninguém.
As "pedras" transformaram-se em grãos de areia, e a Escola já não é um Templo de Saber, mas um lugar de não-saber. E a única preocupação dos professores é a dos direitos laborais (justíssimos), mas que sem a matéria-prima (os alunos) não fazem a Escola.
Isabel A. Ferreira

Fonte da imagem: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1382121515889881&set=a.764146937687345
Comentário no Grupo do Facebook NOVO MOVIMENTO CONTRA O AO90:

De Diana Coelho a 26 de Janeiro de 2023 às 16:07
Isabel, já agora, partilho consigo e com todos aqueles que seguem o seu blog, uma notícia que vi hoje sobre um erro ortográfico que surgiu no programa "O Preço Certo". Nesta matéria dos erros ortográficos já nada me espanta. Infelizmente, os ignorantes conduziram-nos a isto. Triste sina a deste país.
Diana Coelho, esqueceu-se de partilhar o erro.
De Diana Coelho a 26 de Janeiro de 2023 às 18:01
Ups! Tem razão. Cá vai:
https://www.hiper.fm/espectador-do-preco-certo-expoe-erro-e-faz-critica-e-vergonhoso-como-se-escreve-em-portugal/
Obrigada, Diana. Isto é o pão nosso de cada dia nas televisões.
è por isso que é GRAVE.
Errar é humano, insistir no erro é insano.
A falta de BRIO profissional nos órgãos de comunicação social é de bradar aos céus! IMPERDOÁVEL.
De Virgilio Silva a 26 de Janeiro de 2023 às 16:17
A imagem é genuína e data de Outubro de 2020. O esclarecimento do autor está publicado na edição de 29/10/2020 do JM Madeira.
https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/108351/Coordenador_do_Sindicato_dos_Professores_da_Madeira_explica_erro_e_repudia_ataques_nas_redes_sociais
Virgílio, um professor jamais deveria sair à rua com um cartaz, sem verificar o que nele estava escrito. Saiu, levou.
Errar, todos nós erramos. Acontece. Os professores também dão erros. E que erros! Mas alguns são imperdoáveis. E este foi um deles.
Neste caso, a desculpa é muito esfarrapada. Não foi ele o autor do erro. Mas foi ele que segurou o cartaz. Quem iria adivinhar que o professor NÃO sabia o que estava escrito no cartaz que envergou?
Aqui fica o "link", para quem estiver interessado em saber o motivo de tamanho lapso. E a advertência, para que se leia bem os cartazes, antes de os tornar públicos.
https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/108351/Coordenador_do_Sindicato_dos_Professores_da_Madeira_explica_erro_e_repudia_ataques_nas_redes_sociais
De Anónimo a 26 de Janeiro de 2023 às 17:53
Estou totalmente de acordo com a sua opinião.
Mas, tendo em conta que esta publicação começa com "A ser verdade...", apenas quis validar a foto e situá-la no tempo, partilhando a notícia para confirmar isso mesmo (apesar de habitualmente não partilhar conteúdos em "acordês").
A quem interessar, deixo aqui também a reacção que o Sindicato de Professores da Madeira teve na altura em relação a este assunto:
https://www.facebook.com/SPMadeira/posts/4110849258930895
E fez muito bem em partilhar a notícia, e os "links".
Eu quando vi a imagem, tive dúvidas, porque NÃOOOOO, um professor jamais poderia escrever aquilo. Talvez pudesse ser uma montagem. Então tive de escrever "a ser verdade", e apreciei que tivesse enviado a história do cartaz.
Obrigada.
Não era necessário ficar a saber quem escreveu ou exibiu o cartaz. Eu não sabia.
Há coisas imperdoáveis, até nos professores, que não sendo deuses, não podem querer passar incólumes quando cometem erros de tamanha gravidade.
A intenção não é amesquinhar quem erra. A intenção é evidenciar a falta de BRIO profissional, que anda disseminado por aí, ATÉ entre os professores, que DESPREZAM a Língua Portuguesa, quando deviam ser os primeiros a DEFENDÊ-LA, rejeitando o AO90.
Bem sei que este "HOUVE" nada tem a ver com o AO90, mas tem a ver com a tal falta de BRIO profissional. IMPERDOÁVEL.
Comentar post