Para quem "embica" com "tornamos a repetir": tornamos a repetir, porque já repetimos muitas vezes. Então, tornamos a repetir...
«O jurista Paulo Saragoça da Matta a lembrar-nos, se necessário fosse, a questãozinha legal: o chamado "acordo ortográfico" de 1990 não está, nem pode estar, em vigor em Portugal, uma vez que o processo conducente à sua imposição viola flagrantemente princípios elementares do Direito Público.
Sendo, assim, ilegal em Portugal, não pode ser usado por instituições públicas, muito menos – Senhores Pais e Professores! – no Ensino. (jcarlos_araujo)
O que é que aqueles que aplicam o AO90 não entendem aqui?
Será necessário fazer desenhos?

Fonte da imagem:
https://www.instagram.com/p/BBLFyizgY7q/?fb_action_ids=10207733485042502&fb_action_types=instapp%3Atake&fb_ref=ogexp&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B984764171561300%5D&action_type_map=%5B%22instapp%3Atake%22%5D&action_ref_map=%5B%22ogexp%22%5D
De Anónimo a 31 de Março de 2016 às 09:47
O problema, é que sendo ilegal mesmo assim, foi imposto! Todos o usam e parece não haver capacidade para que o eliminem de uma vez por todas!
Só uns quantos se manifestam contra, no entanto, a ilegalidade já se prolonga há muito tempo!
Quanto a mim, um dos piores erros da nossa história! Lamentável!
1 - O governo português não perde por esperar, por ter IMPOSTO aos Portugueses algo ILEGAL.
2 – Não é verdade que TODOS o usam. A esmagadora maioria dos Portugueses não o aplica.
Quem usa o AO/90 são apenas os acomodados, os comodistas, os medrosos, os subservientes os lacaios do poder e governantes incompetentes, impatrióticos e incumpridores da Constituição da República Portuguesa. E estes não são a maioria.
3 – Não é verdade que só “uns quantos” se manifestam contra. Esses “uns quantos” são milhares, se contarmos com os que protestam nos países lusófonos, incluindo o Brasil. E os que protestam não se encontram entre os ignorantes, estão entre as pessoas mais esclarecidas.
4 – A ilegalidade prolonga-se há muito tempo porque o governo português está cheio de cegos e surdos mentais. E se errar é da humanidade (e o AO/90 é um tremendo erro) insistir no erro é da insanidade.
5 – Quanto a si, que não quis dar a cara nem o nome, e quanto a todos os que prezam um dos maiores símbolos da Identidade Portuguesa, o que está a passar-se é um dos piores erros da nossa Historia. É.
6 – É lamentável. Também É.
Aliás, muito lamentável. Mas como tudo o que é lamentável, isto terá um fim. E o fim disto tudo será a revogação deste aborto, porque nasceu sem pés, nem cabeça.
De Cezar Neto a 2 de Abril de 2016 às 05:27
Porque não gastaram a mesma energia para resolver problemas realmente palpáveis à população como saúde, a educação em todos os níveis, mais escolas de qualidade, segurança... Porque isso demanda de esforço real e não de uma canetada.
Francamente, Cezar Neto, já não há pachorra para este tipo de comentário.
Desculpe dizer-lhe, mas isto só pode sair de uma mente muito limitada. E de um ser do sexo masculino.
Uma MULHER jamais faria um comentário como o seu.
E sabe porquê?
Porque uma MULHER é capaz de gastar TODA a sua energia a LUTAR por muitas coisas ao mesmo tempo e a FAZER muitas coisas ao mesmo tempo, incluindo “carregar a bateria” com a própria energia que emprega.
E ter o desplante de dizer que o gravíssimo problema que está a passar-se com a Língua Portuguesa não é um problema palpável, é de quem não sabe o que anda a fazer nesta vida.
Pois fique sabendo que o problema da Língua Portuguesa é tão grave como o que está a passar-se com a Saúde, com a Educação a todos os níveis (e mais alguns), com a (in)existência de ESCOLAS com qualidade, porque as que existem, TODAS as que existem, têm um nível de ensino de PORTUGUÊS de muito baixa, de baixíssima qualidade (e veja como isto se interliga), com a aplicação do AO/90, porque a Língua é NECESSÁRIA para TODAS as actividades do HOMEM.
Pois tudo o que diz respeito á sociedade portuguesa DEMANDA um esforço real, que o Cezar Neto NÃO FAZ, com toda a certeza.
As CANETADAS (para usar o seu infeliz vocábulo) infelizmente são necessárias para TUDO, neste infeliz país, governado por incompetentes, e cheio de gente que não consegue ver um palmo adiante do nariz, e vota nesses INCOMPETENTES.
Anda por aqui a criticar quem está a DEFENDER a IDENTIDADE PORTUGUESA, através da DEFESA da Língua, o símbolo maior dessa identidade, e o que faz o Cezar Neto pela Saúde, pela Educação, pelo Ensino, pela Cultura, pela Segurança?
O que faz? Diga-me. O que faz?
E saiba ainda mais: quem DEFENDE a Língua Portuguesa, está a DEFENDER tudo o resto… ainda que não pareça.
A Língua é o ESTEIO de uma Nação.
Mas VER essa ligação não é para todos.
De João Correia a 2 de Abril de 2016 às 20:52
Cezar, só duas observações:
1) o ponto essencial que identifica uma nação é a língua. Sem ela, saúde, a educação em todos os níveis, mais escolas de qualidade, segurança e tudo o que quiser invocar nem sequer se aplicam, porquanto é a língua de uma nação que faz tudo isso ser possível.
2) negar a sua língua e remetê-la a uma nota de rodapé com o nome de "canetada" é típico de quem tudo quer dizer mas nada tem para dizer. E fiquemos pelo politicamente correcto. :)
Excelente, João Correia.
Obrigada, pelo seu comentário lúcido.
Comentar post