Enviaram-me este vídeo, via e-mail: https://www.youtube.com/watch?v=6QY7XvUFAdA
«Você Vai te surpreender!»???????
Não, não me surpreendi, nem com a notícia, e muito menos com a linguagem.

A Internet está cheia desta linguagem a que chamam “Português”. 
Alguma vez esta construção frásica pertenceu à Língua de Portugal, ao Português, à Língua Portuguesa?
Se querem escrever deste modo, nada contra, mas chamem-lhe Língua do Brasil, Brasilês, Língua Brasileira, ou outra qualquer designação que nada tenha a ver com Portugal.
Nada tenho contra a Variante Brasileira do Português, desde que não lhe chamem Português. O que me custa engolir é o Português desvirtuado, e de tanto circular por aí desvirtuado, essa desvirtuação começa a ser norma, e tal norma não pode ser considerada portuguesa, porque não é.
E isto nada tem a ver com racismo ou xenofobia.
Isabel A. Ferreira
De Diana Coelho a 10 de Abril de 2025 às 11:07
Aquilo que os acordistas tanto defendem: “evolução”. Para eles, o AO90 é isso mesmo — evolução. A última bolachinha do pacote. E nós, os desacordistas, é que somos uma cambada de retrógrados. Só que o AO90 está carregado de incoerências tão absurdas que me custa perceber como é que ainda há quem consiga chamar aquilo de evolução.
Expliquem-me, por favor: onde está essa tal evolução no AO90? Haverá por aí algum acordista com coragem (e, vá, com o fruto da horta no sítio) para vir defendê-lo? Claro que não! Já sabem que não têm argumentos sólidos. Limitam-se a repetir: “erros ortográficos sempre houve, qual é o problema agora?”
O problema, meus caros, é que hoje, com a internet e a glorificação da mediocridade, escreve-se como se fala — ou pior — e as palavras inventadas proliferam pela rede fora. Crianças, jovens e adultos consomem conteúdos digitais durante horas e horas por dia, todos os dias, muitos deles com uma qualidade linguística miserável. E é assim que os erros se propagam e normalizam. Não percebem? Ou fingem que não vêem o caos linguístico em que nos encontramos?
E depois ainda vêm com outra tentativa desesperada: dizem que os desacordistas são racistas com o Brasil. Coitados! A sério? Atiram essa acusação como último recurso, a ver se cola, a ver se nos intimida. Mas o que é que criticar o AO90 tem a ver com racismo? Estamos a falar de ortografia, de língua, de coerência — não de nacionalidade!!! Será que esta gente perdeu completamente o bom senso?
Comentar post